quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mídias móveis

Neste blog temos o objetivo de trazer reflexões a cerca da presença, cada vez maior, das mídias móveis no cenário social e tecnológico. Trataremos essas mídias como produtos de uma sociedade e de uma cultura, mas também como atores que, a todo o momento, modificam a maneira como as relações humanas se dão. Afinal, como diz Pierre Levy em seu texto O Inexistente Impacto da Tecnologia, “por trás das técnicas, no meio delas, agem e reagem ideias, projetos sociais, utopias, interesses econômicos, estratégias de poder - o espectro inteiro dos jogos humanos em sociedade.”.

Mas, afinal, o que são mídias móveis? Consideremos o conceito de "mídia" abordado pelo professor André Lemos durante a sua aula: "todo artefato ou processo que permite o deslocamento no espaço e no tempo". Assim, mídias móveis nada mais seriam do que mídias que o usuário pode levar consigo para onde for. Se considerarmos o conceito literalmente, os livros e até o próprio corpo do ser humano são mídias móveis. Entretanto, na prática, o termo é mais utilizado para designar as mídias móveis tecnológicas como os Palmtops, tablets (iPad e afins), Smartphones e até os celulares comuns, que hoje em dia já vêm com tecnologia bluetooth e acesso à internet.

No blog, iremos nos ater a essas mídias móveis "tecnológicas" e os objetos, processos e programas relacionados à sua utilização (como Wi-Fi, e-books, GPS, dentre outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário