domingo, 14 de novembro de 2010

Os celulares vão dominar o mundo...

Esses últimos dias, me surpreendi com a quantidade de notícias falando sobre novas funcionalidades dos celulares.

A PC Magazine publicou uma notícia informando sobre o lançamento de um manual de carro para celulares. A Fiat disponibilizará para os seus clientes um aplicativo que permitirá que eles baixem gratuitamente o manual completo do carro via smartphone, ou apenas acessem pelo celular se preferirem. Por enquanto, o aplicativo só está disponível para os modelos Novo Uno, Punto e Novo Idea.

Já no Correio* foi divulgada a criação de um aplicativo que calcula calorias dos alimentos a partir de fotos tiradas do celular. O programa, que chega gratuitamente para o Japão em janeiro de 2011, vai avaliar a cor e forma dos alimentos (e até mesmo o tamanho das porções) e os comparar a um banco de dados, para fornecer a quantidade de calorias que a comida possui, facilitando o trabalho de quem está fazendo dieta.

Por último, a Mobiledia informa sobre o desenvolvimento de dispositivos que permitirão que os usuários façam teste para DSTs através dos seus smartphones. Os cientistas do Conselho de Pesquisa Médica (Medical Research Council) no Reino Unido estão trabalhando em uma tecnologia que será capaz de analisar saliva e/ou urina colocada em um chip pequeno e plugada ao smartphone e fornecer ao usuário, dentro de minutos, um diagnóstico que o dirá se ele tem alguma DST (como, por exemplo, gonorreia, herpes ou clamídia). Nas palavras do líder da pesquisa, o Tariq Sadiq, "seu celular móvel pode se tornar seu médico móvel".

É incrível notar o quanto as coisas cotidianas estão sendo "transportadas" para os dispositivos móveis. As empresas e os cientistas estão investindo cada vez mais em desenvolvimento de aplicativos para celulares, numa tentativa de oferecer às pessoas mais comodidade e facilidade no seu dia a dia. Olhando assim, diria que, mais do que uma "era da tecnologia", estamos vivendo uma "era da mobilidade" e, daqui a uma década talvez, acredito que poderemos fazer praticamente tudo pelo celular.

Porém, acho que a grande questão levantada aqui é: será que isso vai mesmo ser melhor para a humanidade? O quão dependentes poderemos ficar dos dispositivos móveis - e da tecnologia em geral - daqui pra frente? Afinal de contas, como diz Flusser, a alavanca contra-ataca. Aquilo que o homem produz ganha autonomia e pode se voltar contra ele. E, se for assim, se preparem... em breve os celulares vão dominar o mundo. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário